Uma análise crítica de gênero de resumos acadêmicos gráficos
Resumo
Esta pesquisa está vinculada ao projeto guarda-chuva Análise crítica de gêneros e implicações para os multiletramentos (HENDGES, 2012a). Nossa investigação recai sobre o resumo acadêmico gráfico (RAG), prática discursiva não regular do contexto acadêmico, que, quando ocorre, coexiste com o resumo acadêmico (RA) nos Sumários de periódicos científicos e na versão HTML do artigo acadêmico. O RAG se materializa pela combinação dos modos semióticos verbal e visual. Metodologicamente, propomos investigar o RAG sob a perspectiva da Análise Crítica de Gêneros (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2006, 2008), abordagem teórico-metodológica que possibilita realizar o objetivo de investigar, textualmente e contextualmente, a organização retórica do RAG, por meio da análise dos diferentes modos semióticos que o constituem, a fim de verificar padrões que permitam definir o RAG como (um novo) gênero. Quarenta RAGs de quatro periódicos científicos das áreas de Biodiversidade e de Química (CAPES, 2014) foram selecionados. Para a análise contextual realizamos: i) entrevistas com pesquisadores das áreas investigadas; e ii) análise documental. Para a análise textual, realizamos: i) identificação, descrição e categorização dos significados dos modos semióticos que compõem o RAG, com base na Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e nos marcadores metadiscursivos (MORAES, 2005, conf. VANDE KOPPLE, 1985; CRISMORE; FRANSWORT, 1989; BAKHTIN, 1988; 2011, p. ex.); e ii) identificação de padrões retóricos recorrentes em RAGs (SWALES, 1990). Essa análise evidenciou que, embora o RAG apresente movimentos retóricos típicos de outros gêneros acadêmicos, é um novo gênero porque a realização desses movimentos retóricos é necessariamente multimodal, com destaque para o modo semiótico visual. Essa característica o diferencia do RA, pois potencializa o multi-propósito comunicativo de atrair o leitor e sintetizar a pesquisa reportada em um artigo. Esses propósitos dão conta da recorrente necessidade da comunidade científica de otimizar o tempo de busca e seleção de artigos acadêmicos para leitura e de otimizar a divulgação dos resultados da pesquisa científica. O estudo crítico de RAGs possibilita interpretar os novos discursos disponíveis no contexto acadêmico, considerando a multiplicidade cultural e de materialização dos significados, podendo auxiliar na proposição de meios pedagógicos capazes de promover os multiletramentos.