A engrenagem fílmica e seus efeitos à deriva em um movimento de sentidos e sujeitos na materialidade discursiva significante
Abstract
Nesta dissertação, visamos a compreender o funcionamento discursivo da e na materialidade fílmica a partir do que definimos como (auto)visualização de sujeito por entre-lugares. Para tanto, perguntamo-nos pelo sujeito presente no processo criação e visualização fílmica e procuramos entender como se dá a relação entre tal sujeito e esse processo. Nosso corpus de pesquisa compreende os filmes Maluco de Estrada II - Cultura de BR (2015) e Geração Bendita (1971), com os quais realizamos três (3) montagens discursivas com vistas a observar o funcionamento da memória, por meio do funcionamento interdiscursivo, do processo parafrástico e do movimento dos sujeitos em seus gestos de se significar. Entre significantes que deslizam para o funcionamento em outras condições de produção, os sujeitos (re)significam-se e fazem com que o espaço público mantenha-se como ponto de conflito na materialidade discursiva significante, lugar também de partilha do sensível (RANCIÈRE, 2005 [2000]). Por fim, cabe destacar que o presente trabalho fundamenta-se a partir da teoria da Análise de Discurso pecheutiana, a qual considera as condições de produção das dircursividades e o funcionamento da ideologia e do inconsciente como fundantes para as análises desenvolvidas.