Surdez e escola inclusiva: aspectos pertinentes a construção das identidades surdas
Resumen
O presente artigo se encontra alicerçado no campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação e busca entender a construção das identidades surdas a partir da escola inclusiva. Assim, através do paralelo entre bibliografias afins e entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos sujeitos envolvidos na educação de surdos, faz-se referência ao espaço escolar inclusivo e os aspectos importantes no que tange a educação de surdos para problematizar a constituição das identidades surdas de alunos incluídos. Nesse sentido, intenta-se verificar quais possibilidades a escola inclusiva oferece (ou não) às construções das identidades surdas, considerando a concepção dos professores ouvintes entrevistados frente a esses fatores, a partir do contexto sócio-cultural e bilíngüe em que estão inseridos os alunos surdos. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido no sentido de tensionar a educação de surdos e o processo de inclusão tendo como foco a construção das identidades surdas considerando singularidades importantes como a cultura e a língua de sinais das comunidades surdas, fatores que são considerados imprescindíveis no espaço inclusivo e na constituição das identidades.