Uma reflexão sobre o manuseio e acondicionamento de embalagens de agrotóxicos como variável de educação ambiental: na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
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Data
2004-09-17Autor
Abreu, Lisandra Saldanha de
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O presente trabalho constitui-se em uma proposta de reflexão sobre o manuseio,
acondicionamento e destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos como variável
de Educação Ambiental, que realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental
João Frederico Savegnago localizada no município de Silveira Martins. Esta proposta
oportunizou momentos de discussão em sala de aula através de trabalhos
interdisciplinares e palestras. Para buscar um referencial teórico sobre o assunto se fez
necessário uma revisão da literatura relacionada com a Educação Ambiental,
interdisciplinaridade, ética, sustentabilidade e agrotóxicos. A metodologia utilizada para o
desenvolvimento deste projeto fundamentou-se na abordagem qualitativa da pesquisa,o
qual foi composto por vários encontros. Inicialmente foi realizada uma reunião com a
diretora da escola para averiguar o interesse da instituição em participar do projeto, logo
em seguida realizou-se uma outra, agora com os professores com o intuito de sensibilizálos
quanto a importância do componente ambiental em sala de aula, e do interesse em
trabalhar de forma interdisciplinar esta questão. Num outro momento foi decidido quais
as turmas fariam parte do projeto. Escolhidas as turmas foi perguntado aos alunos se
estariam dispostos a fazerem parte da proposta, e de que modo gostariam de trabalhar este
assunto nas diversas disciplinas. Através das sugestões dos alunos foi realizada outro
encontro a fim de se planejar as atividades trabalhadas fora e dentro da sala de aula de
acordo com as possibilidades da escola e dos professores. A partir deste momento
começaram os trabalhos interdisciplinares que contaram com a colaboração das
professoras envolvidas no projeto. A medida que o trabalho se desenvolvia os
professores discutiam sobre a repercussão da proposta desenvolvida. Com o término do
projeto os professores concluíram que trabalhar a Educação Ambiental é um constante
desafio, onde a escola se define como uma oportunidade de construir com os alunos e a
comunidade, conhecimento, novas posturas, conceitos e valores para que se possam
reivindicar políticas ambientais coerentes com a realidade da comunidade.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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