Sensibilidade às parametrizações físicas do WRF nas previsões dos parâmetros atmosféricos em shetland do sul e deception
Abstract
O modelo Weather Research and Forecasting (WRF) foi rodado em alta resolução com
três grades aninhadas (nesting) de 12 km, 3 km e 1 km, em Shetland do Sul e
particularmente na baía da ilha Deception, durante o período de 5 a 23 de fevereiro de
2011, na Operação Antártica 29. Os dados foram medidos in situ, pelo Navio Polar
Almirante Maximiano da Marinha do Brasil, com frequência de observação de 1 hora. As
variáveis medidas e simuladas são pressão, temperatura, ponto de orvalho, temperatura da
água do mar, velocidade e direção do vento. Para a entrada no modelo foram utilizados os
dados provenientes do modelo global do National Center for Environmental Prediction
(NCEP) com 1º de resolução horizontal, atualizados a cada 6 horas. Foram testadas duas
opções de domínios na grade mais interna, uma com 127 e outra com 187 pontos em cada
direção horizontal. Também foram consideradas duas configurações para o WRF, sendo as
principais diferenças entre elas as parametrizações de microfísica de neve e difusão
térmica do solo. A variável melhor representada foi a pressão na superfície, uma vez que
esta depende quase que exclusivamente dos padrões meteorológicos de grande escala,
tendo pequena variação na microescala. A direção e velocidade do vento a 10 m da
superfície também apresentaram uma acurácia, exceto quando ocorrem flutuações bruscas
na direção e velocidade do vento influenciado pela topografia próxima, ocorrendo uma
subestimação na velocidade. As variáveis termodinâmicas apresentaram uma
representação muito deficiente com o domínio interno menor, mas melhoraram
consideravelmente quando este foi expandido. A temperatura simulada apresentou um
ciclo médio diário menos intenso que o observado e a subestimativa aumenta nos períodos
mais quentes, provavelmente pelos pacotes de neve nas áreas de fronteira. Já a
temperatura do ponto de orvalho seguiu o ciclo diário médio das observações
apresentando boas concordâncias com os dados observados. Alguns padrões observados e
simulados de circulação são discutidos brevemente. Por fim, uma simulação para um
período de 13 dias em que haviam medidas realizadas diretamente na Ilha Deception é
apresentada, apresentando um bom desempenho.