Programas de correção de fluxo no RS: efeitos da racionalidade neoliberal na gestão escolar
Resumo
Partindo de estudos e leituras da perspectiva pós-estruturalista, passo a ter outras maneiras de olhar e de problematizar situações postas como verdades únicas em nosso cotidiano. Nessa direção, a problemática deste estudo se desdobra sob os enunciados produzidos pelo Neoliberalismo no campo educacional, na medida em que, objetiva fazer aparecer às congruências dos ditos cristalizados que cercam a educação contemporânea. Para isso, este estudo toma como materialidade analítica os Programas de Correção de Fluxo adotados na Rede Estadual do Rio Grande do Sul, considerando que estes são tecidos pela racionalidade neoliberal que vem nomeando, de determinadas formas, os sujeitos, as ações, as condutas, as vidas. A vontade de saber neste trabalho está em entender as condições de possibilidade que fizeram emergir os Programas de Correção de Fluxo como uma necessidade da Educação para Todos, e compreender como estes Programas vem funcionando como estratégia de governamento dos sujeitos escolares e quais os efeitos deste governamento para a gestão escolar na gerência dos corpos. Os Programas de Correção de Fluxo, enquanto estratégia de governamento, validaram-se como um saber verdadeiro e legítimo na contemporaneidade, o qual dificilmente é contestado. Esse efeito da não contestação pode ser percebido na organização e divulgação dos índices e resultados (estatísticos) alcançados com a implementação destes Programas. Esses dados contribuem para a produção de representações sobre a eficácia destes Programas para atuarem na reparação dos índices de alunos em distorção idade/série no Brasil.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [996]