A dicotômica relação de prazer e sofrimento no trabalho do docente de pós-graduação em uma universidade pública
Date
2013-03-06Metadata
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Esta pesquisa teve como objetivo descrever a dimensão laboral dos docentes de programas de pósgraduação
stricto sensu em Instituição de Ensino Superior Pública. E para isso buscou-se traçar o
perfil sociodemográfico e profissional de docentes que atuam em programa de pós-graduação stricto
sensu em específico mestrado acadêmico; identificar os fatores geradores de prazer e
sofrimento no trabalho destes docentes, bem como compreender a relação entre docente de
pós-graduação e a Capes. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa,
realizado com 06 docentes universitários, do quadro permanente de programas de pós-graduação em
nível de mestrado acadêmico dos centros de Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas de uma
instituição de ensino superior pública, do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para coleta
de dados foi elaborado um instrumento composto por duas partes, a primeira contendo questões para
levantamento dos dados sociodemográficos e profissionais e a segunda composta por um roteiro de
entrevista com questões semiestruturadas. Para análise dos dados foram utilizados duas formas de
compreensão, para os dados sociodemográficos e profissionais a análise estatística descritiva
(frequência e percentual) associada à discussão teórica qualitativa e para os dados da entrevista a
análise de conteúdo de Bardin. As categorias originárias das análises de dados estão descritas em três
artigos que juntos compõem os resultados do estudo. Os resultados apontaram para compreensões
reflexivas sobre o perfil e atuação do docente universitário em um cenário capitalista de produtividade.
Desta forma compreende-se que o os docentes se caracterizam genericamente por mulheres, casadas
e/ou com união estável, com filhos, com tempo de atividade em docência universitária expressivo
(média de 22 anos), todos doutores com contrato de dedicação exclusiva e intenso envolvimento em
atividades da prática docente. Quanto à relação dicotômica de prazer e sofrimento no trabalho
encontrou-se ações claras e explícitas de que aperfeiçoamento pessoal e profissional,
compartilhamento do saber e reconhecimento são fatores que geram satisfação e prazer na atividade
docente. Em contrapartida, observa-se a negação do sofrer na prática docente e assim, identifica-se
hesitação em apontar sofrimento como conseqüência do cenário e contexto atual do trabalho do
docente universitário e a repercussão que isso infere na prática. Assim, se esclarece alguns dos
motivos da participação de docentes em programas de pós-graduação, para obter destaque faz-se
necessário atender as diretrizes ditadas pelas agências de fomento, em especial da Capes, na qual as
demandas de produção, publicação e pesquisas são inerentes. Há destaque para o trabalho docente
embasado no tripé Ensino, Pesquisa e Gestão, esta aparece como mais uma importante função deste no
ensino superior público. Por fim, identifica-se há cobrança em atingir os índices de produtividade, bem
como prestígio, situações estas que apontam para a ocorrência da dicotomia do prazer e sofrimento no
trabalho.