Adaptação no ensino médio técnico: a experiência de adolescentes que saem de suas cidades para estudar
Resumo
Esta dissertação busca compreender como ocorre o processo de adaptação no ensino
médio técnico de estudantes que saem de casa para estudar e passam a residir na moradia
estudantil em uma escola técnica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.
Participaram deste estudo 12 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, de ambos os sexos,
provenientes de turmas de 2º ano de três cursos técnicos integrados ao ensino médio
(Administração, Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática). Foram realizadas
entrevistas individuais semiestruturadas para coleta das informações. Estas foram submetidas
à análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos foram organizados em dois estudos
empíricos. O objetivo do primeiro estudo consistiu em descrever os sentimentos e percepções
relacionados com a experiência de sair de casa e começar a viver na moradia estudantil. O
segundo estudo teve como objetivo identificar os fatores facilitadores e inibidores associados
ao processo de adaptação. A experiência da saída da casa dos pais e do ingresso na moradia
estudantil no ensino médio técnico permite que os estudantes se sintam mais preparados para
experiências futuras no ensino superior e, além disso, contribui para o desenvolvimento da
maturidade para esses adolescentes. O ingresso no ensino médio técnico gera uma série de
mudanças pessoais aos estudantes, principalmente relacionadas com a aquisição de novas
responsabilidades. Elas implicam em uma série de mudanças que não dependem apenas de
fatores pessoais, mas também de fatores contextuais que são cruciais para o sucesso deste
processo. Os resultados encontrados indicam que é importante que as escolas técnicas
desenvolvam estratégias para melhor auxiliar os estudantes que precisam sair de suas casas e
viver em moradias estudantis. O ingresso no ensino médio técnico é uma experiência que
promove mudanças pessoais importantes, devido às novas exigências colocadas pelo ambiente
escolar e pelo fato dos adolescentes viverem longe dos pais. Esta experiência, apesar de ser
considerada estressante, também é encarada de forma positiva, como algo que produz
crescimento pessoal. Assim, é necessário oferecer suporte a esses alunos, a fim de promover o
seu desenvolvimento emocional, psicossocial e acadêmico. Os resultados deste estudo podem
ajudar a promover avanços teóricos nesta área, que ainda é pouco estudada.