Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A aquisição da linguagem na relação libras x português

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (130.1Kb)
Data
2007
Autor
Antunes, Circe Fagundes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio da língua de sinais permite a esses estudantes elaborar conhecimentos e informações de mundo. No caso do aluno surdo, a apropriação do conhecimento deve estar internalizada em sua língua natural, a língua brasileira de sinais, para que assim ele possa produzir e transferir conhecimentos para a L2, no caso em discussão, o português escrito. Pelo entendimento de que as atividades de leitura e produção de textos são um dos fatores relevantes no ensino do português escrito, trabalhei com histórias infantis, envolvendo as habilidades de ler, entender e contar em língua de sinais. Após esse processo parti para o reconto da história em Libras e no português, mediado pelo uso da palavra escrita. Algumas dificuldades foram encontradas na escrita dos surdos, no entanto essas dificuldades não se constituem como barreiras, mas em possíveis referências para o trabalho pedagógico no ensino do português como segunda língua. Nesta perspectiva de trabalho, percebeu-se a necessidade de chamar a atenção dos professores que trabalham com a educação de surdos para uma resignificação das atividades pedagógicas que precisam assessorar-se em práticas visuais e em currículos contextualizados na realidade, para que aconteça uma ampliação na aprendizagem e no desenvolvimento surdo como cidadão, tendo a língua de sinais na centralidade de toda a educação.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1037
Coleções
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD [227]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.