A aquisição da linguagem na relação libras x português
Resumo
O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio da língua de sinais permite a esses estudantes elaborar conhecimentos e informações de mundo. No caso do aluno surdo, a apropriação do conhecimento deve estar internalizada em sua língua natural, a língua brasileira de sinais, para que assim ele possa produzir e transferir conhecimentos para a L2, no caso em discussão, o português escrito.
Pelo entendimento de que as atividades de leitura e produção de textos são um dos fatores relevantes no ensino do português escrito, trabalhei com histórias infantis, envolvendo as habilidades de ler, entender e contar em língua de sinais. Após esse processo parti para o reconto da história em Libras e no português, mediado pelo uso da palavra escrita. Algumas dificuldades foram encontradas na escrita dos surdos, no entanto essas dificuldades não se constituem como barreiras, mas em possíveis referências para o trabalho pedagógico no ensino do português como segunda língua.
Nesta perspectiva de trabalho, percebeu-se a necessidade de chamar a atenção dos professores que trabalham com a educação de surdos para uma resignificação das atividades pedagógicas que precisam assessorar-se em práticas visuais e em currículos contextualizados na realidade, para que aconteça uma ampliação na aprendizagem e no desenvolvimento surdo como cidadão, tendo a língua de sinais na centralidade de toda a educação.