Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (146.6Kb)
Data
2007
Autor
Andrade, Eliane Cristina Corrêa de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação de professores, a serem enfrentados e superados no exercício da prática, com enfoque voltado para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica foram utilizadas leituras de autores relacionados à educação inclusiva, tais como Dutra (2006), Freitas (2006), Rosa (2004/2005), Alves (2006), Tilstone (1998), Bassols (2003), Mantoan (1997/2006), Carvalho (2006), Pimenta (1994). A partir deste trabalho constatou-se que o que se deseja, afinal, são professores reflexivos e críticos, com um conhecimento satisfatório das questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem e em contínuo processo de inclusão, além de autônomos e competentes para desenvolver o trabalho inclusivo. Visto que todos os educadores devem conhecer e compreender em maior profundidade para agir com mais qualidade e eficiência. Sendo indiscutível que a eficácia da formação depende essencialmente da atitude do professor, de compreender-se como alguém que, por profissão, precisa estar em contínua formação. E, que a escola seja espaço formativo do professor. Este deve ser o verdadeiro objetivo.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1039
Coleções
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos [42]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.