A educação matemática na percepção dos alunos no contexto da gestão escolar
Resumen
Este trabalho apresenta a percepção dos alunos no que se refere ao ensinoaprendizagem
da disciplina de Matemática no contexto da Gestão Escolar em
Escolas do Município de Guaíba - RS. Na referida abordagem, foram verificadas
deficiências, pois os alunos não apresentam um bom aproveitamento do que foi
ensinado e questionado em sala de aula. As razões para essa situação, apesar de
comuns, não são claras. Mas durante o desenvolvimento da pesquisa no Ensino
Fundamental e Médio, com o propósito de investigar e analisar como os alunos
percebem a Educação Matemática pode-se observar as principais dificuldades, que
são: o desinteresse, a desmotivação, a falta de compreensão e significado dos
conteúdos. Este trabalho visa identificar as causas do desinteresse dos alunos pela
disciplina de Matemática; observar os fatores que causam interferência na relação
professor-aluno e relacionar estratégias metodológicas de ensino para que o aluno
tenha melhor motivação e consequente aprendizagem. Os dados para a pesquisa
foram coletados nas turmas de 8ª série do Ensino Fundamental e 1º. Ano do Ensino
Médio em forma de questionário, no qual as perguntas foram objetivas e abertas,
pertinentes ao tema da presente monografia. Após a aplicação do questionário, as
respostas foram analisadas e separadas gráfica e quantativamente para conclusão e
comparação com outras disciplinas. No resultado da pesquisa observaram-se os
aspectos a respeito de como é vista a forma de serem ministradas as aulas de
Matemática e a receptividade dos alunos; o que aluno espera do professor para ter
um aproveitamento efetivo; qual o papel da escola no desenvolvimento intelectual do
educando e, finalmente, que uma nova metodologia somada a um bom
relacionamento professor-aluno poderia alcançar resultados mais significativos na
disciplina de Matemática no contexto da Gestão Escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]