Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
Fecha
2015-11-24Primeiro orientador
Dal-Forno, Josiane Pozzatti
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa faz parte da linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em
Rede do Programa de Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM e
partiu da reflexão sobre Estilos de Aprendizagem, bem como pela ideia de identificar
quais os recursos e atividades estão sendo utilizados pelos professores/tutores no
Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Além disso identificar as
dificuldades que encontram no seu trabalho no MOODLE, tendo em vista informar os
conhecimentos acerca da Teoria dos Estilos de Aprendizagem. Nesse sentido, trás
elementos teóricos sobre os Estilos de Aprendizagem, além da pesquisa com os
tutores a distância que atuam no curso de Pedagogia UFSM/UAB para elaboração
do produto final. Na análise dos dados percebeu-se que se o professor/tutor
diversificar a apresentação dos conteúdos e materiais didáticos, assim como
perceber as dificuldades entre professor/tutor é possível alcançar resultados mais
significativos. Como produto final dessa pesquisa foi elaborado um documento com
orientações sobre os estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento
de disciplinas no MOODLE. Adotou-se a pesquisa de cunho qualitativa e embasada
na metodologia de estudo de caso. A relevância desse trabalho é encontrada no
caminho percorrido nesse projeto, visto que a cada passo dado observou-se a
importância do esclarecimento e ampliação do conhecimento sobre a teoria dos
Estilos de Aprendizagem.