Moodle como ferramenta de gestão educacional aplicada aos professores de educação física
Fecha
2015-11-18Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, com os professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de São Sepé RS Realizou-se em primeiro lugar uma revisão de literatura, sobre o entendimento e conceitos de alguns autores no sentido de esclarecer e compreender o problema de pesquisa, que busca identitificar: Quais são os limites e possibilidades da inserção e da aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional na educação física facilitadora de interação e interatividade? Na sequência, a análise, inserção e aplicação da ferramenta de Gestão Educacional, aproximando a comunicação dos professores de educação física pertencentes ao quadro de da secretaria municipal de educação de São Sepé RS. Foi realizada uma capacitação presencial com os professores de educação física do Município de São Sepé onde tiveram suas primeiras orientações sobre o uso do Ambiente Virtual Moodle e seus recursos disponíveis para o desempenho das atividades propostas. Após o acompanhamento diário virtual para incentivo e esclarecimentos de dúvidas. Foram utilizados os recursos como: enquetes, fóruns, wiki onde puderam trocar ideias, interagir e criar ao final do trabalho, um texto colaborativo com o seguinte tema: A educação física e sua relação com a tecnologia na escola. Este trabalho está dividido em quatro capítulos que abordam desde a contextualização, conceituação e análise da aplicabilidade e inserção do Moodle nessa realidade. Seguido dos Encaminhamentos Metodológicos e Teóricos que apresentam autores como: Castells (2003/2013), Taspscott & Williams (2007), Moran (2013), Mendes (2008) e Betti (2006) entre outros que fazem-nos perceber a necessidade de integrar nossas atividades educacionais utilizando o moodle como ferramenta de gestão educacional. Além de aprofundar mais os estudos sobre a importância destes recursos educacionais, observamos que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem apresentam uma variedade incrível de práticas e posturas pedagógicas e comunicacionais, proporcionando trocas de experiências e vivências sobre a realidade no contexto do cotidiano escolar. As possibilites e os limites da utilização do Moodle como ferramenta de Gestão educacional, são importantes para promover de forma mais dinâmica a comunicação com os professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação e valorizar a troca de experiências, as vivências, as dúvidas e sugestões vindas de todos os participantes. Visa-se a ampliação da utilização do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional e comunicação buscando abranger todos os professores de diversas áreas da educação da rede básica de ensino municipal. Por fim, o produto final desta pesquisa foi a construção colaborativa entre todos os participantes, de uma Wiki, que consistiu na criação de um texto falando sobre: Qual o Papel do Professor de Educação Física diante das Tecnologias adotadas nas Escolas , fazendo-os se questionar e refletir sobre suas ações diante dessas tecnologias adotadas no setor educacional.