Alfabetização digital mediada por tablets para crianças e adolescentes em tratamento oncológico
Abstract
A utilização das tecnologias móveis se faz cada vez mais presente e necessária em
nossa vida, seja para as atividades rotineiras ou para a educação. Com base nesse
argumento, o objetivo aqui proposto é analisar as possíveis contribuições da utilização de
tablets como uma ferramenta que permite desenvolver diferentes metodologias para a
alfabetização digital, assim, proporcionando uma inclusão no mundo tecnológico . O uso
dos recursos tecnológicos (tablet) tornou-se uma ferramenta necessária para auxiliar o
ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Por esse motivo, é importante a
realização de um estudo qualitativo utilizando o método de pesquisa-ação por permitir maior
envolvimento com o seu objeto, através do qual o pesquisador insere-se no campo da
pesquisa. Foram propostas oficinas divididas em dois módulos, sendo o primeiro deles de
adaptação livre ao tablet e o segundo, de utilização dos recursos na realização das
atividades diversas, visando a ludicidade. O sistema de coleta de dados foi realizado em
dois momentos: antes do início das oficinas e ao término do módulo II. O produto final deste
trabalho consistiu na criação de um repositório virtual, de livre acesso, que será inserido no
blog da oficina para que haja mais divulgação do trabalho desenvolvido, podendo ser
utilizado pelos alunos após o término das oficinas, facilitando a interação, cooperação e
colaboração entre o grupo. As contribuições deste trabalho visaram a inserção das
tecnologias móveis de modo a contribuir para seu tratamento médico. O presente estudo
pertence à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e ao
projeto de pesquisa e tem por título O uso de tecnologias móveis (tablets), no processo de
ensino e aprendizagem da alfabetização digital e língua espanhola, com crianças e
adolescentes em tratamento oncológico, aprovado em 13 de dezembro de 2014, nº 912.827.