Narrativas visuais e sonoras na ressignificação de saberes
Fecha
2016-01-18Metadatos
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O foco investigativo deste trabalho consiste na valorização da autoexpressão
dos estudantes mediante narrativas visuais e sonoras, possibilitando, por meio da
oralidade, explorar os sentidos e a razão. Trabalhou-se numa perspectiva de
pesquisa-ação participativa, desenvolvida com os estudantes do Ensino
Fundamental, séries finais, especificamente o 8º ano, envolvendo um total de 27
estudantes, de uma escola pública da rede Estadual no município de Santa Maria
RS. A proposta busca responder a questão: Qual é o papel do indivíduo inserido
neste contexto socioambiental? Tal questionamento direciona para a busca de um
papel de protagonismo e co-autoria na interpretação, criação e recriação da
realidade, potencializando o desenvolvimento da autonomia, interdisciplinaridade e
contextualização, mediante a identificação de temas utilizando a pesquisa como
base para construir as ações e encontrar as resposta com relação a
problematização selecionada. A pesquisa se desenvolveu no ano de 2015, tendo
como objetivo geral: utilizar a expressão oral e visual e, através delas, construir
percepções e conceitos que possibilitem a expressão de idéias e sentimentos, além
de estruturar as ações, mediante a utilização dos dispositivos móveis. Os objetivos
específicos são: Identificar temas ambientais; levantar os principais problemas
ambientais na comunidade onde vivemos; elaborar de forma colaborativa estratégias
de resgate da realidade para a compreensão do tema ambiental; utilizar os
dispositivos móveis como suporte para a coleta e divulgação dos dados da pesquisa;
explorar a partir dos dispositivos móveis a expressão oral e visual dos estudantes e
construir estratégias para a compreensão do problema estudado, bem como sua
socialização com a comunidade local. Os celulares seriam utilizados para registrar
os dados relevantes como imagens, som, os relatos e pesquisar na internet,
comprovando que o uso das tecnologias na sala de aula modifica o processo de
ensinar e aprender, valorizando o estudante e trazendo novas perspectivas para o
aprendizado. Os resultados obtidos foram: palestra com o curso da Veterinária da
UFSM, elaboração de uma carta para a prefeitura de Santa Maria, informando sobre
o trabalho que desenvolvíamos na escola e comunidade, como também solicitar
apoio no desenvolvimento do mesmo, criação de um texto conclusivo, elaboração de
propostas para a solução do problema, destacando a criação da página no facebook
como sugestão chave para englobar as proposições dos grupos. O uso de
dispositivos móveis, cada vez mais presentes na vida cotidiana, além de ser prático,
multifuncional, portátil e leve, permite potencializar o acesso a informação, criando
um link entre possibilidades e conflitos que o seu uso provoca no interior das
instituições de ensino.