MOOC de redação oficial em LibreOffice Writer
Abstract
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais em Rede. Objetiva-se inovar na oferta de formação mediada pelas
Tecnologias Educacionais em Rede (TER) através de um MOOC (Massive Open Online
Courses - Cursos On-line Abertos e Massivos), pela plataforma Moodle (Modular Object
Oriented Dynamic Learning Enviroment). Esta pesquisa se justifica pelo fato de que valoriza
a formação profissional em rede, promovendo-a pela modalidade de Educação a Distância
(EAD). Para o desenvolvimento deste trabalho, adotou-se a pesquisa-ação, que implicou na
realização de uma formação profissional via MOOC para o melhoramento da produção de
documentos oficiais em Libreoficce Writer. O produto produzido foi o Material Didático para
o MOOC o qual foi implementado em duas fases: 1) módulo-piloto, a fim de verificar se a
organização didático-metodológica do curso estava bem encaminhada para a realização do
curso; e, 2) MOOC, com vistas a promover não só a formação profissional, mas também o
aprimoramento de conhecimentos acerca da redação oficial em LibreOfffice Writer. Após a
análise dos dados coletados no módulo-piloto, constatou-se que o material didático e a
estratégia adotada para abordar a redação oficial em LibreOffice Writer foram compreendidos
e estavam de acordo com as necessidades de formação dos envolvidos. Da análise dos dados
obtidos na pesquisa de avaliação do MOOC e do seu material didático hipermídia, percebeuse
que ambos proporcionaram processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias
educacionais em rede, com vistas a promover não só a formação profissional, mas também o
aprimoramento de conhecimentos acerca da redação oficial em LibreOfffice Writer.
Considerou-se que os objetivos propostos foram contemplados na seguinte medida: o de
promover a formação profissional em rede através de um MOOC de redação de textos
oficiais em LibreOffice Writer, com material didático hipermídia bem-sucedido, visto que foi
promovida uma formação em rede considerada pelos cursistas como excelente; 2) o de
disseminar e incentivar a integração do LibreOffice Writer às práticas profissionais foi
atingido de forma satisfatória, uma vez que os cursistas manifestaram interesse em integrar
este programa às suas práticas; e 3) o de explorar o potencial do LibreOffice Writer para a
produção de textos por meio de material didático hipermídia foi bem-sucedido, dado que os
cursistas o consideraram ótimo. Portanto, MOOC, expande a oferta de formação mediada por
tecnologias educacionais em rede, que, além de possibilitar o acesso a um grande número de
participantes, é uma ferramenta potencializadora para, através da prática da liberdade, inovar
a formação profissional em rede.