A utilização dos recursos tecnológicos no processo pedagógico de crianças e adolescentes hospitalizados
Resumo
Com o avanço educacional ao longo dos anos e a constante inovação tecnológica no contexto social,
busca-se a cada momento a compreensão e introdução da tecnologia no momento do ensino e
aprendizagem das crianças e adolescentes, tornando-se algo presente e atual para eles. Desta
forma, a presente pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
da Universidade Federal de Santa Maria teve como objetivo geral a inserção e análise das
Tecnologias Educacionais em Rede nas metodologias de ensino e aprendizagem das crianças e
adolescentes hospitalizados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O estudo também teve
como proposta capacitar os professores para o uso dos recursos tecnológicos, construir atividades
que contribuam para a utilização das tecnologias móveis durante as atividades escolares em
hospitais e analisar as possíveis contribuições que os recursos tecnológicos, puderam trazer para a
prática dos professores e para o ensino e aprendizagem dos alunos hospitalizados. A pesquisa
classificada como qualitativa, através de uma pesquisa-ação, teve como teoria de base os autores
Kenski, Moran, Ortiz, Libâneo, Freire, Zabalza, Severino, entre outros. A partir de observações
realizadas no local da pesquisa, também foram concretizadas entrevistas semiestruturadas com a
Coordenação Pedagógica do Setor Educacional do hospital, como também com as
professoras/bolsistas e com as crianças e adolescentes hospitalizados. Após a realização das
capacitações/oficinas, foram construídos planejamentos que foram aplicados com os pacientes.
Apresenta-se como produto final um e-Book (A utilização de Recursos Tecnológicos nas Práticas
Pedagógicas), que oferece as atividades trabalhadas com as professoras/bolsistas ao longo das
oficinas, jogos, aplicativos e algumas tecnologias que podem contribuir nas práticas pedagógicas.
Observou-se que esta análise pode trazer significativa relevância da inclusão de tecnologias móveis
no processo educacional, pois visa a inovação de metodologias. Percebeu-se que esta investigação
influenciará em novas propostas e maneiras diferenciadas de realizar a prática, enquanto
profissionais da Classe Hospitalar e Educacional.