Aplicativos em dispositivos móveis: uma proposta inovadora de lousa digital na formação de professores
Fecha
2016-09-21Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa intitulada Aplicativos em Dispositivos Móveis: Uma Proposta
Inovadora de Lousa Digital na Formação de Professores , desenvolvida na linha de
pesquisa, Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de
Concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização
da Educação no curso de mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede, na
UFSM, centra-se sobre o uso dos aplicativos em dispositivos móveis em sala de
aula. Os dispositivos móveis aparecem como as tecnologias contemporâneas mais
presentes no cotidiano, sendo utilizados para as mais diversas atividades e
aplicadas à educação. Nesse enfoque, a pesquisa teve como objetivo investigar as
possibilidades de uso, na educação, de aplicativos no tablet, inicialmente, em uma
proposta metodológica de lousa interativa, com ênfase na interatividade, a partir de
oficinas de formação para professores de diversas áreas de conhecimento que
atuam no ensino médio, analisando as considerações, observações e opiniões
destes professores quanto às possibilidades e uso desta proposta em práticas
docentes em sala de aula. Posteriormente, trabalhou-se nas possibilidades de
divulgação e distribuição das propostas desenvolvidas, utilizando o aplicativo
CODATA. Classificada como pesquisa qualitativa, utilizou-se como procedimento
metodológico a pesquisa-ação. Como produto final resultante da pesquisa, tem-se a
proposta metodológica interativa de lousa a partir do tablet e seus aplicativos,
apresentada nessa dissertação, bem como em tutorias online desenvolvidos ao
longo da pesquisa. Constatou-se que esta proposta metodológica com o uso de
aplicativos pode possibilitar contribuições para a formação dos professores e,
consequentemente, para sua prática docente ao inserir a interatividade nos
processos de ensino e de aprendizagem.