Geometria espacial de posição: do concreto ao raciocínio dedutivo com uma passagem pela tecnologia
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2016-09-01Metadatos
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O presente trabalho tem por finalidade apresentar o desenvolvimento e a aplicação
de uma proposta didática sobre geometria espacial de posição que visou contribuir
com o aprendizado dos alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Militar de
Santa Maria, por meio de um estudo mais voltado para os aspectos teóricos da
geometria euclidiana espacial. Antes de desenvolver a proposta, realizou-se uma
pesquisa junto a sete colégios integrantes do Sistema Colégio Militar do Brasil, de
modo a verificar como os mesmos estão trabalhando a parte introdutória de geometria
espacial e quais livros didáticos estão sendo utilizados para esta finalidade. De posse
destes livros, fez-se um levantamento da forma como cada autor vem tratando desse
tema e procurou-se confrontar as ideias apresentadas com os objetivos da proposta.
Desenvolvida a proposta didática, a mesma foi aplicada em todo o grupo de alunos
do segundo ano do colégio supracitado, durante o período normal de aulas,
destacando-se a apresentação de um grupo de axiomas e a demonstração de
propriedades decorrentes dos mesmos, a construção geométrica tridimensional e a
utilização da linguagem da teoria dos conjuntos como forma de representação.
Algumas atividades de construções tridimensionais foram realizadas no laboratório de
informática utilizando-se o software Geogebra 5.0 3D. Não obstante, buscou-se em
cada etapa da proposta explorar a visualização e a percepção dos alunos, utilizandose
para isso materiais concretos que simbolizassem os entes geométricos primitivos,
suas relações e propriedades. Os dados obtidos na aplicação foram tabulados e
analisados sob a forma predominantemente qualitativa, entretanto, também foram
analisados os índices alcançados pelos alunos nas avaliações pertinentes aos
objetivos pretendidos. Da análise feita junto aos colégios e livros didáticos, concluiuse
que a ênfase em geometria espacial não é a posicional e axiomática, no entanto,
após três semanas de trabalho com os alunos e analisando-se os resultados obtidos,
percebe-se que é possível se trabalhar os aspectos mais formais e abstratos da
geometria espacial, que envolvem dedução, construção e representação.