Estudo de mobiliário escolar: um olhar para a sala de aula através da modelagem Matemática
Resumo
A modelagem matemática é vista neste trabalho como uma estratégia para aliar o ensinoaprendizagem
de matemática com problemas concretos de um curso Técnico em Móveis.
Nosso objetivo foi oportunizar a alunos do 1o ano a exploração do tema Fabricação de
Mobiliário Escolar Infantil por meio da modelagem. Elaborou-se uma sequência didática que
busca trabalhar tópicos de matemática presentes na fabricação de mobiliário escolar, desde o
desenho do projeto de um móvel até o cálculo do custo para fabricá-lo, parte da qual foi
aplicada com alunos voluntários. Ao analisar a fabricação da mesa escolar a nível matemático,
o aluno é levado facilmente ao campo da geometria e da álgebra. Durante o processo,
resgatou-se conceitos presentes nas práticas do curso técnico, como o uso do escalímetro, e
presentes na disciplina de matemática do Ensino Médio, como superfícies e perímetros,
ampliando a compreensão do significado desses. Além disso, a experiência evidenciou para os
envolvidos a necessidade de conteúdos matemáticos em uma situação da futura prática
profissional deles.