Ambiente hipermidiático web 2.0: potencial educativo, fluxo virtual e redesenho de metarrelações
Abstract
O cenário educacional baseado na cooperação e na colaboração está emergindo com
o suporte de ferramentas e artefatos tecnológicos desenvolvidos e em desenvolvimento
na atualidade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e novas Tecnologias da
Informação e da Comunicação (TICs) constituem-se em sistemas baseados em tecnologias informatizadas que oportunizam emergir fluxos virtuais de conhecimentos e novas tendências para as abordagens pedagógicas. A Web 2.0 apresenta-se como um espaço hipermidiático múltiplo, capaz de romper com a linearidade e a unidirecionalidade dos processos comunicacionais, oferecendo possibilidades de estruturar cenários educacionais dinâmicos. Sob esta perspectiva objetivou-se apresentar o panorama de pesquisas científicas publicadas pela biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online, sobre o tema proposto, e identificar as tendências permitidas pela plataforma Web 2.0 para as abordagens pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão integrativa, descritiva e exploratória, onde se utilizou a técnica de análise de conteúdo para relacionar estruturas semânticas e sociológicas, com o propósito de dar consistência à análise realizada. O corpus de análise correspondeu a dez publicações selecionadas, segundo critérios de inclusão pré-definidos. Como resultado, foi possível perceber a relevância de conhecer os espaços hipermidiáticos suportados pela plataforma Web 2.0, enquanto potencializadores de estratégias pedagógicas estimulantes para aprendizes sob um possível novo paradigma educativo.