Educação patrimonial, um elo de paz: transcendendo fronteiras, desenvolvendo comunidades
Resumo
Esta Dissertação de Mestrado Profissionalizante tem por objetivo
contribuir para transformar a cultura predominante em cultura de paz e não violência,
qual deve ser vista e interpretada como um processo permanente e sistêmico de
trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de
conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Através da pré-rogativa criar
um instrumento metodológico de subsídio, formou-se uma base teórica capaz de dar
suporte aos temas discorridos ao longo da dissertação, tratando desenvolver uma
sequência lógica ao conjunto de idéias que propiciarão a interpretação do Patrimônio
Cultural da Humanidade como elemento central na formação de uma cultura que
transcenda fronteiras e integre regiões. Partindo-se desse ponto, se obtiveram
informações necessárias ao subsídio da proposta de criar uma Rede de Educação
Patrimonial para a Paz, ferramenta esta promotora de integração e cidadania entre
os eixos Norte-Sul e Sul-Sul, diminuindo distâncias entre países que tiveram
elementos comuns na base da formação de suas nacionalidades, através do
intercâmbio de conhecimentos eruditos e populares entre discentes e docentes de
quatro continentes America, África, Ásia e Europa, visando à formação plena dos
seres humanos, construindo um espírito de solidariedade entre os países, buscando
a cooperação e o desenvolvimento das nações.