Ética e educação ambiental: considerações filosóficas
Resumo
Vivemos em uma época em que tudo acontece de modo acelerado. A deterioração causada ao meio ambiente é decorrente de inúmeras intervenções causadas pelos seres humanos no processo associado ao capitalismo e ao consumo desenfreado, gerando automaticamente poluição e degradação sem precedentes. No entanto, poderíamos fazer as seguintes questões: O que é possível fazer na esfera racional para mudar a realidade da crise ambiental que vivemos? É possível mudar através da educação? Da ética? Quais seriam os princípios de uma ética ambiental? Diante dessa iminente catástrofe ambiental, o que é possível fazer para reduzir ou minimizar seus efeitos? Essas questões são algumas que possibilitaremos responder e analisar no decorrer do projeto. O objetivo de repensar a relação homem-natureza, em profunda integração com o processo histórico, é necessário para não se perder o sentido da existência, o sentido de ser um ser humano. Estruturar uma nova concepção de mundo, através de mudanças do agir e do pensar exige um entendimento dos problemas globais, e um agir nos problemas locais. A crise ambiental decorrente desta relação é uma crise que faz com que busquemos razões profundas para refletir e produzir novos modos e estilos de vida que possam educar para um mundo futuro de seres vivos. As questões que abordo neste projeto necessitam de uma abordagem filosófica reflexiva, além do uso de bons referenciais teóricos, que darão suporte à base teórica necessária para a pesquisa, a partir dos quais, abordarei os pressupostos que farão parte do corpo teórico necessário para a discussão em torno da pesquisa.
Coleções
- Educação Ambiental [191]