dc.contributor.advisor | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.creator | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.date.accessioned | 2015-11-12T12:01:59Z | |
dc.date.available | 2015-11-12T12:01:59Z | |
dc.date.issued | 2008-04 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1115 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The present research intended to verify in which manner professors of
Visual Arts – Majoring/UFSM understand the shifts occurred in the planning of
the syllabus in 1992, 1999 and 2004. It is also aimed at to perceive the
importance of those shifts for the academy as a whole and its professors. In this
way, the research was structured through a qualitative method, based on a
case of study (three professors at the Course of Visual Arts taking part of the
Pedagogic Project planning.). Thus, the methods for the making of this research
were directed to a document appreciation and to a semi-structured interview.
After data collection it was accomplished an analysis based on the Content
Analysis in three steps: Pre-analysis, Description and Interpretation of the
References. Those steps made possible to verify the conception and the part
taking of professors’ social and professional values and ideals in those shifts
facing the new guidelines being established. Therefore, it was noticed in the
professors’ speech the strong presence of subjects like: Imposed Curriculum,
Location Culture and reality and Teaching of Visual Arts as a midpoint of shift. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.title | Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004. | por |
dc.title.alternative | Passing by the historicidade of the course of visual arts - licenciatura/ufsm: an analysis of the organizations currículares of 1992, 1999 and 2004. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância dessas mudanças para o meio acadêmico, bem como, para o corpo docente. Sendo assim, a pesquisa estruturou-se através de uma abordagem qualitativa utilizando-se de um estudo de caso (três professores do Curso de Artes Visuais participantes da estruturação dos Projetos Pedagógicos). O procedimento para a efetivação dessa pesquisa voltou-se para a apreciação dos documentos e para a entrevista semi-estruturada. Na presença desses dados, foi realizada uma análise embasada na Análise do Conteúdo que aconteceu em três etapas: Pré-análise, Descrição e Interpretação Referencial. Esses passos possibilitaram verificar a concepção e a participação dos valores e ideais profissionais e sociais dos professores participantes dessas alterações, perante as novas diretrizes a serem estabelecidas. Com isso, percebeu-se, na fala dos professores, a forte presença de categorias como: Currículo como imposição; Realidade local e organizacional e, Ensino das Artes Visuais como centro de transformação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |