Gestão educacional e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas do campo: um estudo de caso
Resumen
Este estudo teve por objetivo conhecer como a gestão educacional de um município
localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul propõe a inclusão de alunos
com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas do campo. A
pesquisa de cunho qualitativo foi dividida em dois momentos: elaboração do
referencial teórico e coleta e análise dos dados. A coleta e análise dos dados
compreendeu duas etapas, na primeira relativa ao exame da Lei Orgânica e do
Plano Municipal de Educação, foi verificado que os documentos não faziam
referências à inclusão de alunos com NEEs nas escolas do campo. No segundo
momento, através na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008), efetivou-se a
apreciação das entrevistas semi-estruturadas realizadas com alguns gestores
educacionais, identificando-se duas categorias. A primeira categoria intitulada
Política de inclusão de pessoas com NEEs nas escolas do campo: em que campo
está? confirma o verificado na análise documental, sendo que a Classe Especial,
localizada na zona urbana, constitui-se o único espaço de atendimento às pessoas
com NEEs. A segunda categoria nomeada Educação inclusiva: a gente tenta
aponta que os professores tentam, individualmente, com base na boa vontade,
promover a inclusão escolar, mas sem suporte teórico-prático da gestão municipal
de educação. Conclui-se que existe muito a ser feito para efetivação dos ideais da
educação inclusiva no município estudado e que as experiências com a Classe
Especial podem e devem orientar esse processo. Portanto, torna-se fundamental a
parceria entre uma gestão educacional amparada nos princípios democráticos que
permita reavaliações e as escolas do campo.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]