Reflexões acerca da prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de ensino de Ajuricaba
Resumen
O presente trabalho de Conclusão do Curso de Docência na Educação Infantil é resultado de
estudos e reflexões da minha prática pedagógica com bebês na rede pública municipal de
ensino do município de Ajuricaba-RS. A partir da minha história, da minha infância e de
como me constituo docente, num constante processo de formação busco dar visibilidade e
protagonismo aos bebês no cotidiano da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa do tipo pesquisa-ação, de uma prática pedagógica, baseada em vivências,
possibilidades e interações entre os bebês, seus pares e adultos. Como se constituem estes
espaços e interações a partir do envolvimento dos bebês e suas famílias no contexto artístico
cultural. Tais reflexões partem das teorias de Barbosa (2010), Goldschmied e Jackson (2006),
Fochi (2013), Ortiz e Carvalho (2012), Gobatto (2011) sobre as especificidades do trabalho
com bebês na Educação Infantil. O trabalho considera também que neste campo de trocas e
interações, os bebês apropriam-se do mundo que os cerca, através do contato com a natureza e
seus elementos, da vida cotidiana, de pesquisas e de percepções acerca do que lhes é
possibilitado, num constante jogo de trocas com seus pares e adultos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: