Prática pedagógica com bebês numa turma de berçário da rede municipal de Cruz Alta
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Nunes, Jaqueline Terezinha Cardoso
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho se constitui como requisito para aprovação no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e refere-se às práticas pedagógicas com bebês na turma de berçário, que atuo como docente. Objetivou-se organizar os espaços e tempos, as práticas pedagógicas no berçário garantindo os direitos dos bebês. A metodologia foca uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, em que estudei, analisei e busquei realizar transformações e rupturas na minha prática no berçário. Buscou-se realizar a interlocução da prática com bebês a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, 2009, do Parecer 20/2009, do documento: Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças e com os seguintes referenciais teóricos FOCHI (2013), FALK(2011) ,GOBBATO ( 2011), MALLMANN(2015), CAIRUGA; CASTRO; COSTA(2014), GOLSCHMIED; JACKSON(2013). Considero a partir da análise feita das minhas práticas que é necessário uma constante reflexão da prática pedagógica para uma profissionalização da docência com bebês que garantam uma educação pública de qualidade, baseada nos direitos das crianças, nas interações e brincadeiras.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: