Coordenação pedagógica na educação infantil: um estudo de caso no contexto de uma escola pública municipal na região noroeste do RS

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Data
2016-09-23Autor
Deutner, Patrícia Borges de Quadro Ávila
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A Educação Básica no Brasil passou por várias mudanças em sua estrutura e com
implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem
sempre estas são legitimadas no cotidiano escolar. Diante deste contexto a problemática, a
pesquisa buscou aprofundar os estudos acerca da função da coordenação numa escola de
Educação Infantil, na qual os profissionais que atuam nas turmas de crianças de 0 a 3 anos
não possuem formação pedagógica. A fim de analisar tal problemática, utilizei como
metodologia a pesquisa qualitativa, a qual constou da realização de grupo focal a fim de
dialogar e mapear quais as demandas e desafios postos à coordenação pedagógica, função que
exerço como integrante do contexto pesquisado. Para analisar os dados produzidos a partir de
tais momentos de escuta das profissionais, busquei referências nos estudos realizados no
decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil ofertado pela
Universidade Federal de Santa Maria – RS. Entre tais autores/as cito os estudos realizados
acerca da trajetória da formação docente para a educação infantil no contexto brasileiro, tais
como Oliveira (2006, 2011, 2012), Kramer (2015), Campos (1994). A pesquisa proporciona
um olhar sobre um contexto escolar de uma escola na região noroeste do estado do RS,
trazendo reflexões sobre a implementação das políticas públicas para a Educação Infantil no
que se refere à formação docente. O estudo visa apontar subsídios e provocar acerca das ações
pedagógicas e políticas públicas de formação docente no âmbito da educação infantil, em
particular, a partir da análise da função da coordenação pedagógica neste contexto.
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