Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil
Abstract
A investigação busca analisar como os professores de Educação Física estruturam os saberes docentes na Educação Infantil; e como são organizadas, didático-pedagogicamente, as aulas de Educação Física. A investigação assume uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. Os participantes são três professores de Educação Física que trabalham com turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. A interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Os saberes docentes são conhecimentos adquiridos pelo professor durante sua formação profissional, é através deles que o professor busca subsídios para constituir-se professor, em determinado espaço e tempo, tendo ampla relação com o seu local de trabalho. A relação da organização didático-pedagógica das aulas de Educação Física para a Educação Infantil com os saberes docentes emergem do cotidiano do professor, na sua relação com o seu planejamento, objetivos, conteúdos e estratégias as quais lança mão para solucionar questões problemáticas da sua aula, através das concepções de ensino que adota e que refletem todo o entendimento do professor em relação a Educação e ao aprendizado. Os saberes da experiência do professor, aos quais ele constrói na sua relação com a sua realidade, vem atender às necessidades formativas, lacunas deixadas pela sua formação inicial, assim tendo uma grande importância no momento de rever estes conhecimentos iniciais de forma a estar avaliando-os e validando-os na sua ação docente, objetivando estabelecer uma Educação Física voltada à infância, e não aplicada à infância.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
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