Práticas de leitura e de escrita na pré-escola da EMEI Beija Flor do município de Faxinal do Soturno
Fecha
2016-09-09Autor
Foletto, Agueda Elisabete Recke
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A pesquisa realizada objetivou desenvolver vivências de práticas sociais de leitura e de escrita na educação infantil, de modo a favorecer a inserção da criança na cultura escrita. O trabalho foi proposto na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Beija Flor, localizada na cidade de Faxinal do Soturno, e teve como objetivos específicos identificar as possibilidades de trabalho com a leitura e a escrita; desenvolver ações direcionadas a experiências de leitura e de escrita, e analisar os aprendizados proporcionados pelas ações desenvolvidas. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação, o que possibilitou a reflexão sobre as ações desenvolvidas na prática docente de modo a direcionar possibilidades de qualificar os processos educativos em andamento no trabalho pedagógico. Para a construção do referencial foram consultados os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2009), Mello (2010), Mello e Farias (2010), Tripp (2005), Ferreira e Dias (2002), Augusto (2003). A partir das ações desenvolvidas em aula contemplando práticas sociais de leitura e de escrita de forma diversificada e integradora, foi possível perceber que a aprendizagem da leitura e da escrita precisa ser enriquecedora, em que as crianças possam se desenvolver como sujeitos ativos e criativos da sua aprendizagem, tornando-se o principal agente da construção de novos saberes. O foco do trabalho com a leitura e a escrita na educação infantil precisa se dar na direção de promover às crianças a participação de eventos variados de leitura e da escrita, que permitam o acesso e reflexão acerca das práticas sociais que existem em nossa sociedade. Constatei que o processo de leitura e escrita é favorecido quando as crianças são desafiadas a pensar sobre o que vem a ser a escrita e para que ela serve em nossa sociedade. Isso implica a experiência com os diferentes discursos que podem ser produzidos pela escrita, evidenciando-a como mais uma possibilidade e de expressão e não a única. Nesta direção, considero que o professor precisa investigar mais sobre sua prática pedagógica e debater acerca de sua formação em relação à alfabetização na Educação Infantil, tendo como foco as experiências profissionais do cotidiano escolar, a partir de um processo sistemático de reflexão e investigação.
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