O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
Abstract
A organização dos tempos e espaços adequados para estimular brincadeiras constituem etapas importantes da construção de um projeto pedagógico para a Educação Infantil. Assim, o modo como se organizam e disponibilizam os materiais, móveis e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço, como interagem com ele/nele, são reveladores de uma concepção pedagógica. A partir dessas vivências estruturam-se em uma rede de relações e expressam-se em papeis que as crianças desempenham em um contexto no qual os móveis, os materiais, os rituais de rotina, a professora e a vida das crianças dentro/fora da escola interferem nessas vivências. O meio no qual a criança está inserida é entendido como o campo onde ela interage e produz culturas através das brincadeiras. Inicialmente, fez-se necessário conhecer um pouco da história da infância e como esta mesma história tem produzido, em diferentes tempos e espaços, diferentes conceitos sobre a criança. Num segundo momento, a brincadeira aparece como algo essencial no desenvolvimento da criança e assim como o conceito de infância, o brinquedo também apresenta sua dimensão histórica e cultural. Logo após, a brincadeira assume sua forma específica de ser um fator social que pressupõe uma aprendizagem e uma importante experiência de cultura e que ao longo dos anos, vem se modificando. Nessas práticas de intervenção junto às crianças percebi que a organização dos espaços para o brincar na educação infantil é essencial para o desenvolvimento absoluto da criança, pois amplia nelas suas potencialidades e propondo o seu desenvolvimento completo de suas habilidades.
Collections
The following license files are associated with this item: