Crise e precarização da educação: o ajuste no Rio Grande do Sul
Abstract
Este estudo tem por intenção contribuir com um importante debate que emerge do atual cenário brasileiro,
a educação em sua relação com os profundos ajustes políticos e econômicos , na especificidade do estado
do Rio Grande do sul. A partir desse breve artigo, nos propomos a tentar situar as principais políticas
implementadas na educação do estado no curso histórico de implementação de um projeto maior, de país
e de educação frente ao desdobramento de uma profunda crise estrutural. Através da análise de
documentos norteadores das políticas educacionais em curso, buscou-se analisar o sentido das políticas de
ajuste no estado do Rio Grande do sul, tendo como recorte o ano de 2015. Optamos pela análise de três
importantes projetos - Projetos de Lei 169/2015(Gestão democrática) e PL 103/2015 (Escola Melhor:
Sociedade Melhor) e na PEC 242/2015 (licença prêmio) - que possibilitaram uma compreensão, mesmo
que provisória, do sentido do “pacote” de medidas que compõe o ajuste em curso no estado e no país.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: