O uso de objetos de aprendizagens (OA) na educação infantil
Abstract
O presente artigo visa socializar as reflexões realizadas a partir de observações e vivências com um Objeto de Aprendizagem, ou seja, um jogo da memória em formato digital e analógico, desenvolvido especificamente para uma turma de Educação Infantil da Rede Municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A metodologia aplicada obedece ao trinômio Teoria de Base/Abordagem, Procedimento e Técnica. Como Teoria de Base utilizou-se autores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação, como Kenski (2007), Torrezzan (2009), Toro (1997), Leffa (2005; 2006). Para análise dos dados, utilizou-se a abordagem dialética, pois se caracteriza como questionadora da realidade presente e constantemente incita para o reexame da práxis, compreendida como imbricação de teoria e prática, confluindo num movimento contínuo transformador tanto individual como coletivo. Compreende-se que o processo de aquisição do conhecimento deve e precisa ser vivenciado de diferentes maneiras, favorecendo o desenvolvimento da criança em todos os aspectos (social, psicológico, físico), ou seja, é muito mais do que fazer com que a criança saiba ler, escrever e interpretar palavras, frases e textos. Percebe-se a necessidade e a importância do contexto da Educação Infantil também ter experiência com o ensino mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Desta forma essa pesquisa foi pensada, planejada e desenvolvida visando ampliar as discussões sobre os Objetos de Aprendizagens e as diferentes ferramentas pedagógicas, reconhecendo-os como potencializadores do ensino e aprendizagem.
Collections
The following license files are associated with this item: