Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
Resumo
Através de um estudo de caso, a presente investigação foi realizada com o objetivo de analisar quais os avanços e desafios encontrados com a implantação do turno integral nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Clara do Sul – RS acerca da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Para tanto, foi realizada a revisão de literatura sobre tal temática articulando com os estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria. Visando aprofundar os estudos acerca da implantação do turno integral no contexto pesquisado, foi realizada uma pesquisa de campo, a qual constou de questionários aplicados a gestores, professores e alguns pais de uma escola de turno integral, localizada na zona urbana da rede municipal, do município de Santa Clara do Sul – RS, no qual a pesquisadora atua na secretaria da Educação, Cultura e Desporto, no setor administrativo. Os dados coletados foram analisados articulando-os com as atuais políticas públicas que regem os processos de turno integral na Educação Básica, em particular, enfocando a função da gestão escolar como promotora de tais processos, ao articular os diversos segmentos da escola na busca de estratégias individuais e coletivas que promovam a melhoria da oferta do turno integral, potencializando as interações e promovendo o compartilhamento das aprendizagens pelos diferentes atores que compõem a comunidade escolar. As reflexões realizadas com base na pesquisa buscam melhorias na implantação do turno integral nas escolas públicas, na formação docente e desafios postos na atualidade. A implantação do turno integral no município de Santa Clara do Sul foi considerada positiva, conforme as pesquisas realizadas, mesmo que existam pontos a serem melhorados, os quais poderão ser solucionados no percurso, no dia-a-dia trabalhado nas escolas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: