Educação física infantil: professores unidocentes
Resumen
A Educação Física escolar tem sua obrigatoriedade garantida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9394/96 (BRASIL, 1996), no seu artigo 26, § 3, destacando que a disciplina, integrada à Proposta Pedagógica da Escola, é um componente curricular obrigatório da Educação Básica e também é confirmada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997). Atualmente, o profissional responsabilizado por ministrar aulas de Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, é o professor regente da turma, sendo este graduado em Magistério ou Pedagogia, mas muitas vezes não habilitado ou preparado para ministrar as aulas de Educação Física. O presente trabalho foi realizado com base em entrevistas feitas com professoras de 1º, 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que ministram aulas em classes “unidocentes”, em uma Escola Estadual de Alegrete (RS), buscando conhecer sua opinião sobre as aulas de Educação Física que desenvolvem com suas turmas, como também quem deve ser responsável por ministrar estas aulas nos Anos Iniciais. Acredita-se ser possível concluir que as entrevistadas consideram extremamente importante a aula de Educação Física nos Anos Iniciais, mas que seus comprometimentos com estas aulas, deixam a desejar. Os fatores apontados como problemáticos para o desenvolvimento destas aulas vão desde o aspecto do conhecimento, não presente na Formação Profissional, às condições atuais de estrutura física da escola. Como as sete professoras desta pesquisa, pertencentes à mesma Escola, terem salientado como entrave para o desenvolvimento das aulas de Educação Física os espaços físicos e os materiais didáticos inadequados, consideramos como responsabilidade da entidade escolar propiciar boas condições para o desenvolvimento de todas as disciplinas que compõem o currículo escolar, inclusive a Educação Física também, neste caso, da Secretaria de Educação de nosso Estado.
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