Gestão democrática e participativa: interação escola e comunidade
Resumen
Este trabalho resulta de pesquisa, a qual teve como problematização: Com base no relato de coordenadores pedagógicos, de uma escola pública de Santa Maria/RS, descobrir como é possível, atualmente, desenvolver uma gestão participativa, envolvendo professores, alunos e comunidade escolar? E como objetivo conhecer as práticas de gestão escolar da escola de Santa Maria/RS e refletir sobre a gestão participativa e como é a interação da comunidade escolar na qual estão inseridas. Para realização da pesquisa foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, os dados obtidos foram analisados através de uma análise do conteúdo. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica, sendo analisado o PP da escola e outros documentos acerca da temática pesquisada. A partir dos dados pode-se inferir que numa gestão democrática é preciso a participação de todos, isso implica novos processos de organização e gestão escolar, que sejam baseados no coletivo. Podemos concluir que para conseguirmos uma gestão escolar participativa e democrática é necessária uma reforma, principalmente, na formação política do cidadão, dos docentes, discentes, funcionários e da comunidade para que estes percebam que a sua participação e o seu conhecimento são de grande importância para alcançá-la verdadeira e plenamente. Sabe-se que esta se constrói a cada dia, dando oportunidades para que todos possam participar priorizando sempre o interesse coletivo.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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