Análise funcional de membros superiores em professores com síndrome dolorosa
Resumo
O labor faz com que o indivíduo se sinta útil, produtivo e valorizado. No entanto, a
atividade laboral está associada a lesões devido a condições impróprias para o
trabalho, a posturas inadequadas e à realização de movimentos repetitivos. Dentre
as principais doenças relacionadas às novas organizações de trabalho, estão as
lesões por esforços repetitivos/doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho
(LER/DORT). Especificamente no trabalho docente, há uma série de fatores que
podem resultar em algias nos membros superiores. As ocorrências de algias
associadas às lesões incapacitantes podem dificultar a realização das atividades
funcionais no cotidiano, influenciando, assim, a qualidade de vida. Diante disso, esta
pesquisa objetivou identificar a incidência de algias musculoesqueléticas nos
membros superiores em professores. Como instrumento para coleta de dados, foi
utilizada uma entrevista sociodemográfica e o The Arm, Shoulder, And Hand
(DASH). Esta pesquisa se caracteriza por ser um estudo quantitativo e transversal.
Foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, e a
correlação de Spearman (p) foi aplicada nos dados de distribuição assimétrica,
tendo sido considerada significante a taxa de erro alfa de 5% (P<0.05). Os
resultados desta pesquisa evidenciam que há alta prevalência de síndrome dolorosa
nos membros superiores em professores, associada a diversos fatores da execução
do trabalho dessa classe. As algias apresentadas interferiram nas atividades
funcionais desses trabalhadores, prejudicando sua qualidade de vida. Assim,
entende-se que os resultados apresentados foram relevantes para a categoria
docente, pois permitiu alertá-los e orientá-los quanto às LER/DORT e discutir
possíveis medidas de prevenção.
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