Gestão democrática na atuação dos conselhos escolares no município de Passa Sete - RS: um estudo de caso
Resumen
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, estabeleceu as bases da gestão democrática com estímulo ao exercício da cidadania. Com isso possibilita a prática de uma gestão participativa. Os Conselhos Escolares surgem como uma forma de colocar em prática a gestão democrática, ou seja, é a oportunidade de democratizar a gestão da escola em seus aspectos administrativo-político-pedagógico, sendo, portanto, o espaço mais significativo para o exercício da democracia, visto que a comunidade escolar está ali representada. Isto porque, professores, pais, alunos e funcionários, membros do Conselho Escolar, participam das atividades desenvolvidas na escola, contribuindo para o melhoramento dos aspectos de interesse da mesma, tanto físicos, econômicos e pedagógicos, uma vez que essa ação tem caráter coletivo, contando com a participação conjunta de todos os participantes do Conselho. Este trabalho tem como interesse verificar a atuação dos Conselhos Escolares nas escolas do município de Passa Sete. O objetivo principal foi investigar como a atuação dos conselhos escolares contribui para a consolidação da gestão democrática nas escolas do município, levando a uma reflexão nos aspectos de atuação descentralizadora e fiscalizadora. A metodologia aplicada neste trabalho foi um estudo de caso, com aplicação de questionário. O estudo indica que na escola Alfa o conselho escolar apresenta uma atuação reconhecida e a escola melhorou após sua implantação. Entretanto a escola Delta, ainda precisa envolver mais diretamente os membros do conselho nas tomadas de decisões. A gestão democrática consiste em promover maior articulação entre os conselheiros e comunidade escolar para uma participação mais ativa.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [995]
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