TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno: Envíos recientes
Mostrando ítems 21-40 de 61
-
Processos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento social
(2021-09-10)O presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020, em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação sobre ... -
O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
(2022-09-13)Este trabalho objetivou realizar uma pesquisa do tipo estudo de caso, a fim de analisar as contribuições que o Ensino Colaborativo tem trazido para as novas formas de atuação docentes, a fim de promover a inclusão de ... -
Deficiência intelectual e os apoios necessários na ampliação das habilidades para a autonomia
(2022-04-18)A pesquisa em questão traz uma reflexão sobre a deficiência intelectual e os apoios extras necessários para ampliar as habilidades para a autonomia de sujeitos com deficiência intelectual, trata-se de uma Pesquisa de ... -
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2021-08-16)Este estudo tem como tema a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa busca responder como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência ... -
O ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual
(2022-03-28)A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados na sala ... -
A percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotação
(2021-10-10)O presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de ... -
Alfabetização de alunos com deficiência intelectual no ensino comum: um estudo sobre as práticas pedagógicas
(2021-08-16)Esta pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo geral identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores ... -
Acessibilidade e inclusão: experiências no cotidiano escolar de alunos que utilizam cadeira de rodas no município de Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho tem como tema principal a Acessibilidade e Inclusão no cotidiano escolar de alunos cadeirantes no município de Santa Maria-RS. Intenciona problematizar: Quais condições de acessibilidade ... -
Acessibilidade para surdos em concessionária de veículos automotivos em Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho de pesquisa traz como tema principal a acessibilidade para pessoas surdas no atendimento em concessionária automobilística de Santa Maria- RS. Tem como objetivo principal verificar ... -
As altas habilidades/superdotação e o vínculo fraterno
(2017-12-18)O presente trabalho aborda a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), investigando o contexto dos vínculos fraternos. Será explanado a respeito da teoria dos Três Anéis de Renzulli (2014), das múltiplas ... -
Família: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em um município da região central do RS
(2017-12-04)Este estudo possui como tema central: os desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual – DI em um município da região central do RS, através de narrativas de ... -
Narrativas autobiográficas: experiências & [res] significações se ser mãe especial
(2017-12-04)Na busca de reencontrar e [res] significar novos caminhos, pretende-se entrar nesta escrita para narrar uma história. No entanto, a problemática para narrar essa história utiliza-se como problema de pesquisa, ... -
A equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down - um estudo de caso em Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho tem como tema central a equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down. O uso do cavalo como mediador em atividades terapêuticas tem aumentado nos últimos anos, trazendo benefícios aos ... -
Linguagem não verbal em crianças com Síndrome de Down
(2018-12-13)Este trabalho é uma investigação apresentada à disciplina de Desenvolvimento de Pesquisa Profissional do Curso de Educação Especial/ CE/UFSM. Tem como objetivo verificar se a estimulação da linguagem não verbal ... -
A importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual
(2017-11-27)Este trabalho tem por objetivo geral conhecer a importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual e descrever o quanto é significativa a intervenção precoce assim que detectada a ... -
O que dizem as produções acadêmicas acerca da família e o diagnóstico clínico de deficiência
(2017-11-27)Apresentam-se como temática central a família e o diagnóstico de deficiência. O tema foi abordado por meio do método bibliográfico em fonte digital, mais especificamente na biblioteca eletrônica do site Scielo. ... -
A inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016
(2017-11-27)Com a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016, do Programa ... -
Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: mudanças normativas na legislação brasileira no período de 2010 a 2015
(2017-11-27)A questão da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um desafio na sociedade capitalista atual. A problemática, portanto, configurou-se como quais mudanças normativas ... -
A organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
(2017-12-18)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral ... -
O processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superior
(2018-12-10)O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo geral investigar o processo de ...