Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 89
-
Práticas da educação bilíngue na educação básica e ensino superior: narrativas dos surdos em relação à língua portuguesa
(2014-12-10)O seguinte estudo tem como tema Práticas da Educação Bilíngue na Educação Básica e Ensino Superior: Narrativas dos Surdos em relação à Língua Portuguesa. Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC foi desenvolvido a partir ... -
Organização e funcionamento do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais em escolas de Santa Maria/RS
(2014-12-11)O seguinte trabalho originou-se com a participação no Grupo de Estudos e Pesquisa denominado Observatório Santa-Mariense de Educação Especial, o qual desenvolveu pesquisas no âmbito do Observatório Nacional de Educação ... -
Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS
(2014-12-11)Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas onde esses atendimentos são ... -
O tempo e o espaço escolar para o aluno qualificado como incluído
(2014-12-15)Este trabalho visa compreender o tempo e o espaço escolar para o aluno qualificado como incluído nas escolas municipais da cidade de Santa Maria/RS. Esse assunto vem me instigando desde que entrei em contato com ... -
As redes de significados (teoria e prática) que vem produzindo o trabalho pedagógico do professor de Educação Especial nas escolas inclusivas
(2014-12-15)O presente trabalho de conclusão curso - As redes de significados (teoria e prática) que vem produzindo o trabalho pedagógico do professor de educação especial nas escolas inclusivas, visa apresentar um estudo a partir ... -
O estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão
(2014-12-15)Este trabalho é um estudo teórico, baseado em uma revisão de literatura sobre o estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão. Foram analisados os resultados de estudos, incluindo artigos e dissertações, ... -
Comunicação e interação em libras: os movimentos a partir do Decreto 5626-05 na UFSM
(2015-12-04)O presente estudo tem como tema central, investigar quais os movimentos estão sendo realizados a partir da publicação do Decreto 5626/05 e como vem se efetivando a interação em LIBRAS, do sujeito surdo e comunidade ouvinte ... -
Inclusão: as conquistas de Braian no contexto escolar
(2015-12-04)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa Maria-RS. Para alcançar este objetivo, ... -
A alteridade deficiente: narrativas e experiências profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria - RS
(2015-12-10)Este estudo, “A alteridade Deficiente: Narrativas e Experiências Profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria-RS”, deseja problematizar quais são as experiências profissionais e condições de ... -
Alteridade deficiente e acessibilidade: orientação e mobilidade no campus da UFSM e centro de Santa Maria - RS
(2015-12-10)Este trabalho tem como tema principal a alteridade deficiente e a acessibilidade. Na metodologia utilizou-se abordagem qualitativa, onde desenvolveu- se o estudo com cinco sujeitos que frequentam o campus da UFSM e ruas ... -
Aquisição da LIBRAS e LSU: narrativas de um surdo de fronteira entre Brasil e Uruguai
(2015-12-11)Este trabalho traz como tema principal as narrativas de um sujeito surdo nascido na fronteira do Brasil com o Uruguai, Sant’ana do Livramento/Rivera. Através desta pesquisa podem-se questionar certas relações, entre à ... -
Acessibilidade e inclusão: a produção do site Projeto Mãos Livres
(2016)A proposta deste trabalho é pensar, discutir, pesquisar e a produzir artefatos que promovam a acessibilidade e a inclusão para as comunidades surdas. A qual tem como objetivo mostrar as ações de promoção de acessibilidade ... -
Estatuto da pessoa com deficiência: análises da produção de discursos sobre os sujeitos
(2016-12-16)O presente estudo referente ao Trabalho de Final de Curso (EDE 1024), do curso de Educação Especial Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta uma análise do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado ... -
Análises sobre a aprendizagem do aluno com DI em processo de inclusão escolar
(2016-12-20)O presente trabalho objetiva discutir a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual - DI em processo de inclusão escolar e teve sua origem nas experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado ... -
Práticas educacionais para jovens com deficiência intelectual na escola
(2016-12-22)A perspectiva da inclusão no Brasil conquistou sua prerrogativa legal a partir 1988 quando foi regulamentada a Constituição Brasileira e logo após ganhou reforço da LDB de 1996. Com base nesta constituição, esta pesquisa ... -
Aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
(2016-12-22)O presente estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido ao final do curso de Educação Especial. Apresenta uma pesquisa realizada com objetivo de proporcionar uma reflexão acerca dos fatores envolvidos ... -
Proposta das práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria - RS frente às políticas de inclusão do aluno surdo
(2017-01-10)A presente pesquisa volta-se para uma análise de como a SMED (Secretaria Municipal de Educação)de Santa Maria-RS está preparada e organizada em relação à inclusão de surdos no espaço das escolas regulares do município e ... -
A inclusão de alunos com autismo: um trabalho transdisciplinar na escola
(2017-01-12)Com a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as escolas vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos. Desta forma, para que ... -
A formação de professores de educação especial e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: algumas reflexões
(2017-01-12)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o sujeito com Transtorno do Espectro Autista -TEA ganhou mais visibilidade, ou seja, novos campos de discussão ... -
Práticas pedagógicas com crianças surdas inseridas na escola municipal para ouvintes
(2017-01-13)O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização da criança surda em uma escola municipal para ouvintes. O interesse por essa pesquisa emana das ...