dc.contributor.advisor | Lima, Frederico Diniz | |
dc.creator | Martini, Juliana Zimmer | |
dc.date.accessioned | 2017-09-22T14:15:36Z | |
dc.date.available | 2017-09-22T14:15:36Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11728 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the teaching and learning processes about Physical
Education of preschool institutions from Sapiranga and Nova Hartz cities in RS state,
through the perceptions of teachers, considering the activities developed, their goals,
contributions and pedagogical interventions inherent in the school's curriculum. As
theoretical basis was used PCNs and authors who present the objectives and
proposals of the Physical Education and Preschool Education. The research
methodology relied on qualitative, descriptive and interpretative paradigms. The
instruments used to perform the information collection was interview; field notes;
observations and documents. Three teachers, who teach physical education in the
preschools evaluated, helped with this study. The study was conducted through the
items: goals, planning, projects, theoretical aspects in Physical Education practices.
During the analysis, it was found that all teachers work physical education in
preschool, however they don't provide adequate lesson to the student's development,
which is in the preoperative period. Thus, the present study provided a better
understanding of how was physical education in preschool institutions with some
non-specific professionals working with physical education. We noticed that the
practice of physical education in preschool should be further explored and
implemented. Stressing the importance of a specific professional for Physical
Education, which is part of the faculty of preschool education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação física na educação infantil | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Physical education in early childhood education | eng |
dc.title | A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS | por |
dc.title.alternative | The importance of physical education in preschool institutions from Sapiranga and Nova Hartz Cities in RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse estudo teve como objetivo principal compreender os processos de ensino
aprendizagem nas aulas de Educação Física do ensino infantil de uma escola do
Município de Sapiranga e uma escola do Município de Nova Hartz/RS, através das
percepções dos professores, considerando as atividades desenvolvidas, seus
objetivos, contribuições e intervenções pedagógicas inerentes ao currículo escolar.
Como embasamento teórico foi utilizado os PCNs e autores que apresentam os
objetivos e as propostas da Educação Física Escolar e a Educação Infantil. A
metodologia da pesquisa apoiou-se no paradigma qualitativo, descritivo e
interpretativo. Os instrumentos utilizados para a realização da coleta de informações
foram a entrevista; anotações de campo; observações e documentos. Colaboraram
para a investigação três professores que ministram aulas de Educação Física nas
escolas investigadas. O estudo foi desenvolvido através dos itens: objetivos,
planejamento, projetos, aspectos teóricos nas práticas de Educação Física. Durante
a análise, constatou-se que todas as professoras trabalham a Educação Física na
Educação Infantil, mas acabam não proporcionando uma aula adequada para o
desenvolvimento do aluno, que se encontra no período do pré-operatório. Assim, a
presente pesquisa possibilitou uma melhor compreensão de como se desenvolve a
Educação Física na Educação Infantil com alguns profissionais não específicos
atuando na área da Educação Física. Constatamos que a prática da Educação
Física na Educação Infantil deveria ser melhor explorada e executada. Salientando a
importância de um profissional específico para a Educação Física, que faça parte do
corpo docente da Educação Infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |