A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
Resumo
Esse estudo teve como objetivo principal compreender os processos de ensino
aprendizagem nas aulas de Educação Física do ensino infantil de uma escola do
Município de Sapiranga e uma escola do Município de Nova Hartz/RS, através das
percepções dos professores, considerando as atividades desenvolvidas, seus
objetivos, contribuições e intervenções pedagógicas inerentes ao currículo escolar.
Como embasamento teórico foi utilizado os PCNs e autores que apresentam os
objetivos e as propostas da Educação Física Escolar e a Educação Infantil. A
metodologia da pesquisa apoiou-se no paradigma qualitativo, descritivo e
interpretativo. Os instrumentos utilizados para a realização da coleta de informações
foram a entrevista; anotações de campo; observações e documentos. Colaboraram
para a investigação três professores que ministram aulas de Educação Física nas
escolas investigadas. O estudo foi desenvolvido através dos itens: objetivos,
planejamento, projetos, aspectos teóricos nas práticas de Educação Física. Durante
a análise, constatou-se que todas as professoras trabalham a Educação Física na
Educação Infantil, mas acabam não proporcionando uma aula adequada para o
desenvolvimento do aluno, que se encontra no período do pré-operatório. Assim, a
presente pesquisa possibilitou uma melhor compreensão de como se desenvolve a
Educação Física na Educação Infantil com alguns profissionais não específicos
atuando na área da Educação Física. Constatamos que a prática da Educação
Física na Educação Infantil deveria ser melhor explorada e executada. Salientando a
importância de um profissional específico para a Educação Física, que faça parte do
corpo docente da Educação Infantil.
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