Indisciplina na educação infantil sob o viés do princípio da gestão democrática
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-29Autor
Nascimento, Geraci Adriana do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho possui como tema a Indisciplina na Educação Infantil e sua necessária interlocução com os princípios da Gestão Democrática. Os participantes da pesquisa são professores da rede municipal do município de Lagoa Bonita do Sul-RS. Buscou-se conhecer os principais aparecimentos de indisciplina neste nível de ensino, como ela se constrói e por que nesta fase. Percebeu-se que indisciplina escolar está atingindo o processo de ensino aprendizagem e suas manifestações são assinaladas por um grande número de causas, tipos e entendimentos distintos, fazendo deste tema um dos assuntos mais intrigantes do campo social e educacional da contemporaneidade. A discussão desta problemática está cada vez mais recente nas pesquisas e debates no contexto da educação, objetivando sua concepção e os melhores formatos de intervenção e cuidado. Atualmente, os estudos sobre indisciplina escolar pensando no valor desse tema para os professores da Educação Infantil, bem como sua importância teórica no campo da pesquisa educacional. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa e estudo de caso, através do uso de questionários. Através desse estudo, concluiu-se que os resultados demonstram a diferença de posicionamentos em relação à indisciplina na educação infantil, acabando por demonstrar a necessidade de se discutir o tema sob o viés da gestão democrática, já que a indisciplina é um problema que ultrapassa a sala de aula e deve ser tratado por toda comunidade escolar. É necessário apontar e abranger como esse acontecimento se constrói nas primeiras afinidades sociais da criança, dentro do espaço escolar, mais exatamente, dentro do ambiente da Educação Infantil em sua interlocução com a gestão escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: