Desafios, possibilidades e perspectivas da gestão na educação em tempo integral em uma escola do campo
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Data
2014-11-28Autor
Dotto, Sônia Mariza da Silva
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Frente às mudanças que se instauraram no contexto dos sistemas de ensino, faz-se necessário refletir sobre a gestão da educação em tempo integral, suas perspectivas e desafios a fim de compreender como são geridos os espaços e o tempo em uma escola do campo. Nesse sentido, esta pesquisa problematiza os desafios, possibilidades e perspectivas da gestão na educação em tempo integral, por meio do Programa Mais Educação, criado pelo Governo Federal, conforme a LDB, Lei 9394/96, em seu artigo 34, parágrafo segundo. Diante disso, apresenta-se a historicidade da escola de tempo integral no Brasil e os dispositivos legais que a sustentam; foi identificado e caracterizado a organização político-administrativa e pedagógica das escolas em tempo integral e a importância da gestão; e ainda foram realizadas algumas considerações acerca dos desafios e possibilidades da gestão na educação em tempo integral em uma escola do campo no município de Alegrete à luz dos dados empíricos obtidos através de entrevistas. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, e a estratégia utilizada foi o estudo de caso, através de questionário. Dentre as relações estabelecidas entre a teoria, podemos ressaltar o papel do gestor e o acréscimo do tempo de permanência dos alunos na escola, apresenta-se a possibilidade de acréscimo do tempo com a qualificação para melhorar o desempenho tanto dos alunos como dos professores no ensino/aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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