Diários virtuais na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo teórico
Abstract
Os diários virtuais são recursos de aprendizagem colaborativos e modernos aos dias atuais. Essa nova ferramenta virtual comporta suporte de ensino e aprendizagem que, se direcionado em escala educacional, facilita o acesso do aprendiz à interação e à construção de conhecimento significativo, garantindo-lhe novas visões de mundo. Com o uso dos diários virtuais a escola pode proporcionar a seus alunos espaço de registro cronológico, aberto à interatividade entre colegas, professores, pais e demais interessados em aprendizagem colaborativa postados na rede mundial de computadores. Essa ferramenta pode desenvolver a autonomia integral do educando, a qual resulta em atitudes de responsabilidade, de competência e de autonomia na formação de autores e leitores autênticos. Conclui-se, neste artigo de revisão bibliográfica, que o uso do diário virtual é um poderoso recurso a despertar o interesse e a qualidade, tão ensejada, à essência do conhecimento pretendido por alguns educadores da atualidade. E sua utilização pode ser uma poderosa ferramenta de ensino para a aquisição da leitura e da escrita como forma autônoma de construção de conhecimento pessoal e coletivo frente às constantes mudanças no mundo globalizado.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]