O brincar na educação infantil: percepção da realidade escolar do município de São Borja
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a qualidade da oferta do Brincar na Educação Infantil como atividade regular dentro da rotina de dez escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja-RS. É possível dizer que o brincar é uma ferramenta pedagógica que os professores devem utilizar na Educação Infantil como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, proporcionando desta forma uma educação Infantil de qualidade. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, observacional e transversal, o qual foi utilizada como instrumento de avaliação uma entrevista semi-aberta com 10 (dez) questões que visaram analisar a qualidade do brincar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Estas foram destinadas à 10 (dez) professores que atuam na Educação Infantil. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos culminando com a elaboração do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história. Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando o brincar (lúdico) de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-o muitas vezes para passar o tempo, ocupar as crianças e de maneira limitada.
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