Educação permanente como dispositivo de apoio a gestão
Resumo
O presente estudo apresenta o cenário da educação permanente em saúde, buscando enfatizar a sua importância e também os desafios que são encontrados pelos seus atores no âmbito do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (NURESC). Tem como objetivo conhecer a realidade destes núcleos e investigar as ações de educação permanente que são propostas pelos mesmos bem como verificar se através destes dispositivos a educação permanente serve como apoio à gestão da saúde. Para o procedimento de investigação de caráter exploratório, foi realizada uma pesquisa semiestruturada que foi aplicada a sete profissionais inseridos no NURESC em diferentes Coordenadorias de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados expressam que as ações de educação permanente são propostas para os profissionais dos municípios e que estes espaços estão sendo ampliados. Foi possível conhecer o contexto de atuação dos NURESC´s, e observou-se o desenvolvimento de ações de sensibilização para que as práticas dessa política possam estender-se também aos municípios através da criação e fortalecimento do NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva), possibilitando uma aproximação dos trabalhadores de saúde com esta proposta. A partir do exposto, pode-se identificar que o NURESC se mostra um dispositivo de apoio à gestão, visto que ele está inserido nas discussões e ações de planejamento e gerenciamento de saúde, mostrando-se como um elemento de importância para a construção de um modelo de saúde voltado para o cuidado humanizado.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [341]
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