As inteligências múltiplas na terapia fonoaudiológica de linguagem
Abstract
As estratégias e os recursos utilizados na terapia fonoaudiológica são selecionados a partir das características dos pacientes com alteração de linguagem verbal e dos objetivos estabelecidos para o atendimento. Esta seleção e a aplicação dos mesmos podem ser visualizadas a partir da(s) diferente(s) inteligência(s) que é (são) contemplada(s) nas atividades desenvolvidas. Neste sentido, esta tese versa sobre o estudo da terapia fonoaudiológica de linguagem com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, na qual são apresentados oito tipos de inteligências que estão estruturadas no intelecto humano, a saber: linguística, lógico-matemática, cinestésico-corporal, espacial, musical, naturalista, interpessoal e intrapessoal. A investigação teve por objetivo geral investigar a contemplação das oito inteligências na terapia fonoaudiológica sob o ponto de vista do favorecimento do desenvolvimento da linguagem verbal (da inteligência linguística). Seguiu-se a abordagem quanti-qualitativa da pesquisa, com análise de conteúdo e aplicação de testes estatísticos, para verificar a interferência desta contemplação sob os resultados das terapias. A amostra foi composta por 107 pacientes com alteração de linguagem e 62 terapeutas, os quais frequentavam e atuavam, respectivamente, no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o estudo desenvolvido nesta tese evidenciou-se que a diferenciação da contemplação das oito inteligências na terapia de linguagem, investigada em relação às características dos pacientes e dos terapeutas e à variedade de recursos e estratégias, tem implicações sobre os resultados obtidos, referentes às habilidades e níveis de complexidade linguística e aos meios de comunicação.
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