A gestão documental nas instituições executivas de trânsito: um estudo de caso dos departamentos de trânsito da região sul do Brasil
Resumen
O trabalho constitui-se em um estudo de caso sobre a gestão documental dos
Departamentos de Trânsito (DETRANs) dos Estados da região sul do Brasil.
Consistem os objetivos em verificar a existência de ações institucionalizadas e a
ocorrência e aplicação de instrumentos de gestão documental nas instituições
pesquisadas. No âmbito dos objetivos, busca-se também identificar as atividades
geradoras da documentação dos DETRANs. Os dados para a realização da
pesquisa foram coletados a partir da aplicação de um questionário direcionado aos
gestores dos setores responsáveis pela documentação nos DETRANs dos Estados
do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Concomitantemente, procedeu-se à
análise dos documentos normativos sobre o tema da documentação, emanados por
estas instituições. Realizou-se a revisão teórica da literatura arquivística e a
contextualização das atividades de trânsito no Brasil, como base para o processo de
interpretação dos resultantes da pesquisa. Consiste em uma pesquisa exploratória e
a metodologia utilizada para análise é a qualitativa, a partir das informações
colhidas. Os resultados possibilitaram conhecer a realidade atual da prática da
gestão documental no âmbito dos DETRANs pesquisados. Na conclusão da
pesquisa, os objetivos foram alcançados, onde foi verificado que ocorrem ações de
gestão documental no DETRAN do Rio Grande do Sul e Paraná. Ocorreu também a
identificação das atividades e a tipologia documental de trânsito a partir destas
instituições, assim como, dos instrumentos de gestão documental das mesmas.
Colecciones
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
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