Percepção de educadoras infantis sobre as práticas psicomotoras para o desenvolvimento motor da criança
Fecha
2015-02-21Autor
Nogueira, Renata Arruda do Nascimento
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Baseada na concepção unificada da pessoa, a psicomotricidade inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento. Durante muitos anos os profissionais da educação física restringiam-se nas aulas tradicionais, com o passar dos anos e através das formações continuadas realizadas com os profissionais nas escolas, que a educação física passa a ter um novo olhar e principalmente a abordar a psicomotricidade como campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. O estudo em questão tem como objetivo compreender a importância das práticas psicomotoras na Educação Infantil para o desenvolvimento motor da criança a partir da percepção do professor. A partir da aplicação de um questionário com quatro professoras de uma escola de educação infantil da cidade de Palmeira das Missões – RS, concluiu-se que a escola está preocupada em se aprimorar proporcionando aos alunos e professores um ambiente agradável e adequado para o desenvolvimento de atividades que estimulem a psicomotricidade na criança, ajudando-a no seu desenvolvimento motor. Fica visível a importância de trabalhar a psicomotricidade na educação infantil, explorando as dimensões motoras, cognitivas e emocionais, contribuindo para o desenvolvimento motor dos educandos que estão começando a interagir com o meio a sua volta adaptando-se a cada dia de vida que passa, utilizando-se atividades práticas de forma que estimulem seus alunos, para que se desenvolvam brincando ludicamente, interagindo com o professor e com os colegas.
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